Busca
redes sociais
Menu +
Glossário atuarial

Para melhor entendimento de algumas informações, disponibilizamos um Glossário Atuarial, onde você pode encontrar definições sobre os principais termos utilizados.

Você também pode fazer o download do Glossário Atuarial clicando aqui.

Atuarialmente Equivalente:

Montante de valor equivalente, conforme determinado pelo Atuário, calculado com base nas taxas e tábuas adotadas pela Entidade para tais propósitos, vigente na data em que o cálculo for feito.

Voltar ao topo

Índice de Reajuste:

Variação do INPC – índice Nacional de Preços ao Consumidor ou, na falta deste, outro índice que vier a substituí-lo. Alternativamente, o Conselho Deliberativo, mediante aprovação da Patrocinadora Principal e parecer favorável do atuário, poderá determinar outro índice de reajuste, nunca inferior ao INPC nem superior aos reajustes salariais concedidos em caráter geral pela Patrocinadora Principal. Mediante aprovação da Patrocinadora Principal e da autoridade pública competente, o Conselho poderá fixar ainda outro índice de reajuste, fora dos parâmetros anteriores.

Voltar ao topo

Beneficiário:

Significará o cônjuge do Participante ou sua Companheira e seus filhos, incluindo o enteado e o adotado legalmente, menores de 24 (vinte e quatro) anos de idade. Não haverá limite de idade para filho total e permanentemente inválido. Para casos de pagamento de benefício em renda vitalícia, será cancelada a elegibilidade do Beneficiário que vier a falecer, ou do filho que vier atingir o limite de idade aplicável neste Regulamento ou que se recupere, se anteriormente inválido.

Voltar ao topo

Beneficiário Indicado:

Significará qualquer pessoa física inscrita pelo Participante na Entidade que, em caso de falecimento de Participante e na falta de Beneficiário, receberá os valores previstos neste Regulamento. A inscrição poderá ser alterada, a qualquer tempo, mediante comunicação escrita do Participante à Entidade. Na ausência do Beneficiário Indicado, tais valores serão pagos aos herdeiros designados em inventário judicial.

Voltar ao topo

Companheira:

Pessoa que mantenha união estável com o Participante, desde que essa condição seja reconhecida pela Previdência Social.

Voltar ao topo

Conta do Participante:

Conta mantida pela Entidade para cada Participante e seus respectivos Beneficiários, composta pela Conta de Contribuição de Participante e Conta de Contribuição de Patrocinadora, onde serão creditados e debitados os valores de cada Participante do Plano, incluindo o Retorno dos Investimentos.

Voltar ao topo

Contribuição Adicional e Normal:

Valor pago por Patrocinadora, conforme estabelecido no Capítulo 6 do Regulamento.

Voltar ao topo

Data de Avaliação:

Último dia útil de cada mês.

Voltar ao topo

Data de Determinação:

Conforme definido no Capitulo 10 do Regulamento.

Voltar ao topo

Data Efetiva do Plano:

Dia 01/04/1992.

Voltar ao topo

Empregado:

Toda pessoa que mantiver vínculo empregatício com a Patrocinadora, incluindo-se o diretor e o conselheiro. O conselheiro consultivo ou fiscal de Patrocinadora, sem vínculo empregatício, não será considerado Empregado, exceto se ocupante de cargo eletivo.

Voltar ao topo

Entidade:

PREVI-ERICSSON – Sociedade de Previdência Privada.

Voltar ao topo

Fundo:

Ativo do Plano, que será investido de acordo com os critérios fixados pelo Conselho Deliberativo.

Voltar ao topo

Incapacidade:

Perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas as suas atividades, bem como qualquer trabalho remunerado. A Incapacidade deverá ser atestada por clínico indicado ou reconhecido pela Entidade.

Voltar ao topo

Participante:

Conforme definido no Capítulo 3 do Regulamento.

Voltar ao topo

Patrocinadora:

Toda pessoa jurídica que aderir ao Plano.

Voltar ao topo

Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson ou Plano:

Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson, conforme descrito no Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas.

Voltar ao topo

Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson ou Regulamento do Plano ou Regulamento:

Documento que define as disposições do Plano de Aposentadoria Suplementar Previ-Ericsson a ser administrado pela Entidade, com as alterações que lhe forem introduzidas.

Voltar ao topo

Retorno dos Investimentos:

Retorno total do Fundo do Plano, calculado mensalmente, incluindo quaisquer outros rendimentos auferidos através de juros, dividendos, aluguéis, ganhos e perdas de capital, realizados ou não, e quaisquer outros tipos de rendimentos, deduzidas quaisquer exigibilidades e custos decorrentes da administração e da operação do Plano, de acordo com o previsto no plano de custeio elaborado pelo Atuário e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Entidade.

Voltar ao topo

Serviço Contínuo:

Conforme definido no Capítulo 4 do Regulamento.

Voltar ao topo

Serviço Creditado Anterior:

Conforme definido no Capítulo 4 do Regulamento.

Voltar ao topo

Serviço Futuro Aplicável:

Conforme definido no Capítulo 4 do Regulamento.

Voltar ao topo

Término do Vínculo Empregatício:

Significará a perda da condição de Empregado com todas as Patrocinadoras. Para fins de Término do Vínculo Empregatício, será considerada a data da rescisão do contrato de trabalho, não computado eventual período correspondente a aviso-prévio indenizado.

Voltar ao topo

Unidade Previdenciária Ericsson – UPE:

Valor reajustado anualmente, de acordo com o Índice de Reajuste ou pelo índice de reajuste salarial concedido em caráter geral pela Patrocinadora Principal aos seus empregados, o que for maior, ou com maior frequência, conforme determinado pelo Conselho Deliberativo, sendo que, se configurada essa hipótese, as antecipações concedidas deverão ser compensadas por ocasião do reajuste anual. A UPE poderá, ainda, ser reajustada por outro índice, mediante aprovação da autoridade competente.

Voltar ao topo

Vinculação ao Plano:

Significará o período contado a partir da adesão do Participante ao Plano, durante o qual efetivamente tenha contribuído para o mesmo. São excluídos da contagem eventuais períodos de suspensão de Contribuições.

Voltar ao topo

© 2018. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Arte da Criação.

Logo Previc