Como funciona o benefício fiscal na previdência privada?


Postado - 10/11/2023



Investir no futuro traz diversos benefícios que vão além de acumular dinheiro para sua aposentadoria. Uma das vantagens que dão para aproveitar no momento presente, é o benefício fiscal. ?

Todas as pessoas que investem em um plano de previdência do tipo PGBL, podem usufruir do benefício fiscal, ou seja, podem deduzir até 12% do seu Imposto de Renda na declaração completa do IR.

➡ Como funciona esse benefício? 

Neste modelo de previdência, o imposto reside sobre o montante total do investimento, ou seja: tudo o que foi colocado no plano, incluindo contrapartida da patrocinadora, bônus, contribuições voluntárias e muito mais. Por isso que, quanto mais você aplica no seu plano, mais imposto pode deduzir na hora de fazer a declaração do IR. ?

Para aproveitar esse benefício, a pessoa deve ser contribuinte do INSS (ou trabalhar de carteira assinada) e fazer a declaração do IR na modalidade completa. Além disso, a porcentagem do imposto pode variar conforme a renda bruta da pessoa. O máximo de imposto dedutível é 12%. 

Aproveite a campanha do mês da E-Invest e faça uma contribuição esporádica no seu plano, tanto para aumentar seu patrimônio futuro, como para pagar menos impostos! ?


Comentar: