Dividendos. O que são e como funcionam?


Postado - 14/03/2022



No mundo financeiro, os  dividendos são parte dos lucros de uma empresa, que são divididos entre cada um de seus acionistas. Ou seja, representa uma forma de bonificação a cada um de seus investidores pelo investimento realizado, também atraindo, desta forma, novos investidores.

Os dividendos funcionam através da seguinte maneira: ao final do período de funcionamento da empresa (seja esse tempo anual, semestral ou trimestral), são calculados os gastos e rendimentos totais e os impostos a serem pagos. Ao final deste cálculo, se houver uma margem de lucro, o conselho administrativo da empresa decidirá a porcentagem que será paga para os acionistas, os dividendos. Cada acionista receberá um valor correspondente a cada uma de suas ações, e por ele será recebido o valor em percentual ou fixado para cada ativo.

O Dividend Yield (DY) é uma forma de calcular é uma maneira de calcular o retorno efetivo de um dividendo sobre uma ação. Ele mede a proporção de dividendos pagos pelo valor atual das ações da empresa. Para calcular o DY de uma ação é necessário dividir o valor dos dividendos por ação pelo preço de cada ação.

No Brasil, há uma lei que regulamenta e determina que as empresas listadas dentro da B3 – a bolsa de valores brasileira, devem obrigatoriamente partilhar e distribuir um percentual de seus lucros, de acordo com o registrado no estatuto da empresa. Existem cinco formas de realizar o pagamento de dividendos: em dinheiro, em ações, como dividendo especial, ou dividendos one-time, como Juros sobre Capital Próprio (JCP), ou por direito de subscrição.

Lembre-se: ao adquirir ações, é fundamental que você analise a saúde financeira da empresa como um todo. Sua variação perante as crises ao longo dos anos, o preço das ações, a gestão administrativa e sua oscilação dentro do mercado de ações.

Fonte: Dicionário Financeiro


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *