Consumo e consumismo, qual a diferença?


Postado - 23/02/2021



Saber a diferença entre consumo e consumismo é muito importante, porque vai ajudar você a entender os limites do que é saudável ou não para a sua vida financeira.

O primeiro ponto é: uma pessoa que compra não é, necessariamente, consumista. Isso porque o consumo é essencial para a vida, afinal, é comprando que conseguimos quase tudo que precisamos para a nossa sobrevivência.

Mas então, se eu compro algo que eu não preciso para sobreviver, eu sou uma pessoa consumista? Não! Mesmo que você fuja um pouco do necessário e adquira algo que você não precise, desde que não prejudique seu orçamento, você não estará sendo uma pessoa consumista. Consumo é lidar diariamente com suas necessidades, mas tendo em vista também suas prioridades e desejos. Não é porque algo é supérfluo que seja errado comprar. 

O consumismo começa quando há um EXAGERO, uma compulsão prejudicial à família e ao planejamento. Nesses casos, a pessoa encara a compra como um vício, um tipo de prazer, envolvendo até o aspecto emocional. 

E é essencial prestar atenção nos próprios hábitos, porque o limite de uma compra normal para uma série de atos compulsivos é uma linha tênue. Nesse sentido, a Educação Financeira cumpre um papel primordial. Sempre que for comprar, pergunte-se:

– Eu preciso disso agora?

– Eu tenho condições de comprar isso agora sem prejudicar meus objetivos financeiros?

– Há algo mais importante que eu precise comprar antes de gastar este dinheiro?

– Como está a minha fatura do cartão de crédito?

Se esse texto foi útil para você, compartilhe com todos aqueles amigos que precisam dessas informações!


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *