Custo e padrão de vida. Qual é a diferença?


Postado - 05/07/2021



Entender a diferença entre custo e padrão de vida é um bom começo para melhorar sua saúde financeira.

O custo de vida é basicamente todas as despesas que você terá para viver em determinado país ou região, com base no seu salário. São considerados quesitos como a média de valores para moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer e bem-estar. Sabe quando você quer mudar para um outro bairro ou cidade, e precisa analisar se essa nova rotina é compatível com a sua renda? É exatamente ele que você precisa estudar.

Já o padrão de vida está relacionado com a qualidade de vida e do que você consome, independente do quanto recebe. Por exemplo: você tem um tio que ganha um salário muito alto, mas gasta tudo e fica sem nada no fim do mês. Já a sua tia, não recebe tanto quanto ele, mas sabe exatamente os limites de gastos para que viva confortavelmente. Quem possui um padrão de vida melhor? Sua tia, mesmo tendo um salário menor!

É importante dizer que tanto o custo quanto o padrão de vida variam de pessoa para pessoa: nem todo mundo está na mesma fase da vida, tem o mesmo salário, gosta e consome os mesmos produtos, etc. Ainda assim, ambos os indicadores mostram a importância de adequar nosso orçamento à nossa verdadeira realidade.

Às vezes, sua condição financeira não vai bem justamente porque você não refletiu sobre esses dois conceitos! Pronto para recomeçar?


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *