O Open Banking já chegou para você?


Postado - 04/11/2021



Essa nova categoria veio para transformar o mercado, com uma proposta de adaptação da oferta de produtos e serviços ao perfil de cada cliente, de forma mais segura, ágil, transparente e a custos acessíveis. Em uma nova adaptação o sistema integrará também produtos não bancários, como seguros e previdência, e será chamado de open finance. 

Nesse modelo os clientes possuem mais autonomia, eles podem solicitar em suas instituições participantes, o compartilhamento de seus dados (transação de contas, cartão de crédito, dados cadastrais) a outras entidades específicas. Suas informações não estarão mais presas. 

Mais uma prova de que o cliente é realmente o foco principal desse sistema, o compartilhamento de dados só pode ser feito com a autorização do mesmo, com finalidades determinadas e por um prazo especificado pelo próprio. O cancelamento desses compartilhamentos também poderá ser feito a qualquer momento e em qualquer uma das instituições envolvidas. 

Ao permitir o compartilhamento de dados para que as empresas tenham mais acesso sobre o cliente, o open banking beneficia a abertura de crédito para pessoas que não tinham acesso ou ficavam presas a um banco e sujeitos a taxas abusivas

São abertas inúmeras possibilidades e uma boa competitividade para os clientes. Além de o sujeito do movimento ser o próprio consumidor. 

Gostou? Compartilhe! 


Comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *