O que é Política Monetária?


Postado - 14/03/2022



A Política Monetária é um conjunto de medidas e ações adotadas e instauradas para manter o controle da qualidade da moeda em circulação dentro do país, e está presente em todos os governos.

Simplificando, política monetária é tudo o que o governo ganha, tudo o que gasta, os tetos de gastos previstos e os investimentos que serão feitos com o dinheiro arrecadado. Ele objetiva regular toda a economia do país, diminuir os riscos financeiros, alterar a oferta de moeda em circulação e definir as taxas de juros.

Além disso, o órgão responsável por controlar a quantidade de moeda circulando é o Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária, o COPOM. As medidas da política monetária instauradas influenciam diretamente no controle da inflação vigente de todos os setores e em todas as taxas de juros do país.

A política monetária possui três princípios básicos que a regem, o chamado tripé econômico, que cuidam de um aspecto específico da economia. São eles: a política fiscal, a política monetária e a política cambial.

A política fiscal é o quanto o governo pode gastar anualmente em serviços públicos, pagamentos de servidores, investimentos e outros gastos. Ou seja, é o orçamento. A política monetária, ou meta inflacionária, é responsável por controlar a quantidade de dinheiro que circula dentro do país, controlando, dessa forma, a inflação.

Já a política cambial é responsável por administrar a negociação de moedas estrangeiras dentro do país e por controlar a demanda de moeda local ao redor do mundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Política Monetária compartilhe com seus amigos e colegas!

Fonte: Banco Central Europeu – BCE


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *