O que é SCR? Descubra agora!


Postado - 04/04/2022



É muito provável que seu nome esteja no SCR. Mas calma, não precisa se preocupar! 😅

Diferentemente do Serasa, SPC e Boa Vista, o SCR não é um órgão de proteção ao crédito em que os CPFs das pessoas inadimplentes são apontados.

O SCR é simplesmente um Sistema de Informação de Crédito, administrado pelo Banco Central.

Mensalmente, as instituições fornecedoras de crédito enviam para o SCR as informações atualizadas sobre as operações de crédito de seus clientes. Isso inclui faturas a vencer, compras parceladas, empréstimos e, até mesmo, valores que estejam em atraso.

Ou seja, se você tem um cartão de crédito e já parcelou alguma compra, provavelmente os detalhes sobre os seus pagamentos estão no SCR. 

E qual é a utilidade desse sistema? 🤔
O SCR funciona como um currículo. Além ser um sistema importante para que o Banco Central possa acompanhar as operações de crédito no sistema financeiro, nele, as instituições fornecedoras de créditos podem consultar as informações de uma pessoa e analisar o risco de conceder crédito a ela.

Agora que você já entendeu o que significa, provavelmente está curioso sobre o seu registro no SCR, certo? Para consultar, basta acessar o Registrato (Extrato do Registro de Informações) no link abaixo:

https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato/


Comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *