Raio X da Rentabilidade


Postado - 14/10/2021



O período é dezembro de 2020. Tempo de realizar o fechamento de um ano complexo, cheios de turbulência e totalmente atípico, mas também é tempo de criar um cenário base para o ano de 2021. O que esperar? Quais serão os riscos? Teremos vacinação de fato? Teremos alguma retomada econômica? E inflação????

Mesmo com tantas incertezas construímos um cenário base para percorrermos ao longo do ano de 2021, de certo que, com tantas variáveis, a probabilidade de conseguirmos acertar precisamente o cenário até aqui (Outubro/2021) é bem pequena. Mas temos um “mantra” na gestão das carteiras dos planos: ele se chama Diversificação. Esse fator nos possibilitou atingir um retorno satisfatório, quando comparado com as possibilidades disponíveis no mercado.

Vejamos como esse processo é interessante. A seguir apresentamos uma tabela com os principais índices do mercado financeiro neste ano, com fechamento em Setembro/2021, assim como, os retornos dos nossos planos: 

Observe que há muito mais índices, inclusive de Renda Fixa, com uma variação negativa do que índices com variação positiva. Ou seja, o mercado, de forma geral, obteve retorno substancialmente baixos ou negativos.

Temos dois aspectos a serem explorados:

1 – Do ponto de vista dos participantes e assistidos: dentro de todas as possibilidades que o mercado financeiro possa oferecer, os planos tiverem um desempenho muito satisfatório. Conseguindo obter retornos positivos em um mercado preponderantemente negativo.

2 – Do ponto de vista da gestão dos portfólios: até aqui o ano tem sido muito desafiador, porém com nosso processo de diversificação e seleção de gestores especialistas em suas áreas de atuação, estamos conseguindo extrair resultados para os planos.

De certo, sabemos dos desafios que estamos enfrentando em diversos campos: econômicos e políticos, mas acreditamos que a diversificação será nossa “aliada” para obter retornos de longo prazo. O nosso desafio continua …

Veja detalhes da rentabilidade até setembro de 2021:


Comentar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *