4 hábitos que prejudicam a sua vida financeira


Postado - 05/05/2021



A palavra hábito significa “costume” ou “maneira frequente, usual de ser, fazer ou sentir”. Saudáveis ou não, os hábitos cedo ou tarde acabam refletindo em vários aspectos da vida. Quando passam a afetar a saúde financeira, é importante questionar e flexibilizá-los. 

Separamos alguns que talvez você possua e podem ser repensados pelo bem da sua vida financeira. Veja só:

1- Não acompanhar os gastos do cartão

Não acompanhar semanalmente ou mensalmente todas as despesas do cartão de débito e crédito é um passo certeiro para o descontrole. Chegando no fim do mês, você não saberá para onde foi o seu dinheiro e nem quais gastos estão prejudicando seu orçamento.

2- Gastar antes de receber

Comum para quem possui cartão de crédito. Esse hábito, apesar de ajudar nas suas compras parceladas,  pode acabar gerando uma bola de neve de dívidas. Evite fazer parcelamentos e prefira pagar à vista, principalmente quando tiver descontos.

3- Manter assinaturas do que já não usa

Hoje em dia, estamos sendo induzidos a assinar cada vez mais plataformas e serviços. Acontece que na prática nem sempre utilizamos todos eles com frequência. Vale a pena repensar um por um e ver quais são realmente necessários.

4 – Adquirir muitos passivos financeiros

Passivos financeiros são bens que geram custos ou obrigações contratuais de pagar algum tipo de dívida, como empréstimos ou financiamentos. Nem precisamos falar que esse tipo de investimento exige cautela, certo?

Essas são alguns hábitos que, se abandonados, podem melhorar sua vida a longo prazo. Adote e veja seu dinheiro fluir melhor!


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *