Como a ansiedade pode afetar as finanças?


Postado - 09/08/2021



Hoje, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Em 2019, 9,3% dos brasileiros passaram a ter algum tipo de ansiedade, números que podem ficar ainda piores depois da pandemia. E como isso está relacionado a finanças?

A saúde mental tem tudo a ver com dinheiro e organização financeira. Pesquisas já mostram que dificuldades financeiras podem ser responsáveis por uma série de problemas de saúde, como depressão, ansiedade e estresse; Assim como ocorre o caminho contrário: pessoas que sofrem com esses transtornos também têm mais dificuldade para tomar decisões financeiras.

Isso porque quem está nessa situação muitas vezes não consegue se organizar, negociar dívidas e lembrar de tarefas corriqueiras como pagar contas, por exemplo. Fora isso, a maior parte das suas decisões são tomadas de forma impulsiva, gerando uma bola de neve financeira.
E para sair dessa? Não existe receita pronta! Mas um primeiro passo importante é aceitar que precisa de ajuda e não ter vergonha de procurar atendimento psicológico. Já existem profissionais para atender no conforto da sua casa, pagos ou gratuitos.

Cuidar das finanças é importante, mas cuidar de si mesmo é prioridade.


Comentar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *